Concentração

Dicas para entregar os trabalhos da faculdade no prazo

Parece que não tem fim: quando você finalmente consegue apresentar aquele projeto grande de uma disciplina, o professor de outra matéria para um trabalho tão ou mais difícil que você acabou de entregar. A vida na faculdade é assim mesmo, mas felizmente é possível se organizar de forma a não se enrolar e conseguir realizar os trabalhos na data estipulada. Confira:

Faça um cronograma com seus prazos

O primeiro passo é saber ao certo todos os seus compromissos. Você pode até ter uma noção de quais são seus prazos de entrega de trabalhos, mas se você organizar uma cronograma na forma de tabela com os dias e as tarefas, por exemplo, ficará muito mais fácil se situar.

Fuja das redes sociais

Utilize a internet de maneira inteligente, apenas para pesquisar sobre o assunto relacionado ao trabalho em questão. As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, continuarão lá depois que você terminar o trabalho. E, provavelmente, não terá acontecido nada de espetacular até lá.

Concentre-se no que está fazendo

O tópico da concentração vai muito além de resistir à tentação de dar uma olhadinha nas notificações do celular. Se você vai trabalhar no seu projeto em casa, avise todo mundo que você não pode ser interrompido para não perder o foco (eles vão entender). Se você estiver na faculdade, na biblioteca ou em outro lugar, depende mais de você não se deixar distrair com detalhes que com certeza te atrapalharão.

Estabeleça prazos para você mesmo

Caso o seu trabalho seja muito extenso, divida-o em partes menores para você ir completando no decorrer do seu prazo. Além de te ajudar na organização em geral, isso te dará a sensação de que você está progredindo – até porque você estará mesmo! O ideal também é sempre trabalhar com uns dias de antecipação: se a data limite é sexta-feira, pense que é quarta. Assim você terá dois dias extras para fazer algum ajuste de última hora com certa tranquilidade.

Comece o quanto antes

O mais difícil de uma tarefa extensa é começar. Crie algumas tarefas mais simples para o início de forma que, ao completá-las, você vai ganhando confiança para avançar com as partes mais complicadas. E mãos à obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *