A carreira de diplomata é uma das mais visadas por estudantes e profissionais que pretendem morar fora do país e estar sempre em contato com culturas e desafios diferentes. O caminho até chegar a esse objetivo, no entanto, não é nada fácil. Os candidatos devem ser aprovados no concurso do Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, conhecido pela dificuldade das provas.
Porém, não desanime! O concurso costuma ser aberto anualmente: em 2016, isso ocorreu em junho, com 30 vagas. Seguindo algumas dicas, este sonho fica mais próximo de ser realizado. Confira:
Esteja realmente focado
Muitos tentam concurso “só para tentar” ou até mesmo por pressão da família. Este não é o caso da prova para ser diplomata. Por ser uma carreira muito desejada, os concursos tendem a ser bem disputados: a concorrência no ano passado foi de 240 inscritos por vaga. Portanto, é preciso estudar muito e conhecer bem os conteúdos exigidos para ter chance de estar na lista dos aprovados.
Dê atenção ao conteúdo que você tem mais dificuldade
O processo de seleção é extenso e exigente, uma vez que o concurso aborda questões de língua portuguesa, história do Brasil e mundial, geografia, política internacional, línguas estrangeiras, noções de economia e de direito, entre outros. Por isso, o ideal é dar uma atenção a mais aos assuntos que você menos domina. Todos nós temos aptidão para algumas matérias em detrimento de outras, logo saber identificar isso te dará vantagem na hora de estudar.
Tire um tempo para você
Dominar bem o conteúdo é essencial, mas não deixe sua saúde de lado. Ficar apenas estudando, sem pausas para descanso ou lazer, além de não ser saudável, também dificilmente te fará alcançar o objetivo desejado. Embora seja evidente que o tempo livre não será tão abundante, não se esqueça de separar um tempo para sua mente se recuperar da maratona de estudos. Encontre os amigos e permita se divertir!
Mantenha-se calmo na hora da prova
Depois de uma preparação bem feita, chega o ponto alto do momento da prova. Mesmo que pareça difícil, tente se manter tranquilo e sereno durante os exames. A característica do concurso, de longa duração, desgastante e muito competitivo, favorece os candidatos mais calmos e metódicos. Se formos fazer uma comparação com os esportes, a bateria de provas se assemelha mais a uma prova de resistência, como a maratona, em vez de uma corrida de velocidade. E os maratonistas vencedores mantém o foco até a linha de chegada.