Concentração,  Estudos

Como estudar para concursos públicos

Passar em concursos públicos é o sonho de muita gente! Seja para nível fundamental, médio ou superior, neste momento milhares de pessoas estão estudando para trabalhar no setor público. Isso porque ser funcionário municipal, estadual ou federal oferece muitas vantagens, como altos salários e estabilidade.

Mesmo assim, muita gente acaba fracassando quando o resultado sai e muitas vezes isso acontece mesmo depois de se dedicar muito. Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas de como direcionar seus estudos e aumentar a possibilidade de passar em um concurso.

A maioria dos concurseiros de sucesso e com várias aprovações na mala, optam inicialmente pelos cursos preparatórios. Posteriormente, com mais experiência, alguns decidem estudar em casa, depois de terem se familiarizado com as apostilas e arquivos em PDF que contêm os conteúdos necessários. Dessa forma, não é necessário gastar tempo e nem dinheiro com o deslocamento.

A quantidade de horas estudadas por dia é variável – existindo a possibilidade de estudar de duas a até doze horas por dia, dependendo do tempo disponível do candidato. No entanto, é importante ter em mente que para cada duas horas de estudo, é necessário um intervalo de 10 a 15 minutos para descanso. Nesse período, o ideal é fazer uma pequena caminhada pelo ambiente de estudo para descansar a mente, conversar com alguém para mudar o foco, ou mesmo comer alguma fruta ou alimento leve.

É importante também participar de fóruns ou grupos de pessoas que também estejam nessa caminhada. Com elas é possível compartilhar material e experiências de métodos de estudo. Geralmente, antes do lançamento do edital, a concorrência para um determinado concurso está focada em estudar conteúdos que foram comuns em concursos passados. Isso vai adiantar o seu lado e melhorar a distribuição de cada matéria/assunto depois que o edital for publicado.

A aprovação é consequência do tempo de dedicação do candidato. É rara a aprovação “de primeira” nos concursos, sendo que a maioria dos candidatos só consegue passar depois de meses de estudo. Mas o retorno em satisfação e em rentabilidade trazido pela aprovação valem a pena o esforço e o sacrifício.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *