Energia

Como manter o foco e a energia durante o plantão

Estudantes ou profissionais que trabalham no esquema de plantão sabem muito bem: não é fácil passar a noite toda alerta o suficiente para desempenhar bem sua função. Para ajudar nessa tarefa que muitos universitários, médicos, enfermeiros e veterinários, para citar só alguns, enfrentam regularmente, confira dicas de como manter a concentração durante uma noite de plantão:

Movimente-se

Estudos comprovam que, nessa situação de vigília, o organismo responde positivamente após exercícios leves como uma caminhada ou até atividades mais de academia, como agachamentos, alongamentos ou flexões. Outra estratégia cientificamente comprovada é a de simplesmente trabalhar em pé, caso seja possível, é claro. Manter o sangue circulando era a forma mais fácil de ficar acordado por períodos longos de tempo.

Estimule-se

Nossa segunda dica também tem uma pegada mais física – e um pouco mais extrema. Conhece aquela técnica de jogar água gelada no rosto para “acordar? Funciona. O desconforto causado pela água ou por métodos mais incisivos como se dar pequenos beliscões no corpo estimula os receptores de dor e nos mantém alerta. O frio, aliás, é outro método eficiente, por isso ambientes de trabalho com temperaturas baixas ajudam na tarefa de não cair no sono.

Durma antes

Prepare-se para a noite sem dormir fazendo exatamente isso no dia anterior. A ciência tem até um nome para isso: soneca profilática. Tirar uma soneca de qualquer duração ajuda a melhorar a memória, a criatividade, o temperamento, e a performance cognitiva – já é conhecido que sonecas preventivas são uma das técnicas mais efetivas em evitar os efeitos negativos da falta de sono. Dormir mais cedo nas noites anteriores e acordar mais tarde na manhã do plantão também ajuda.

Socialize

Quando um não quer, dois não dormem. Seu companheiro de plantão pode te auxiliar mais do que você imaginava: as interações sociais mais simples como apenas conversar já é capaz de deixar seu cérebro bastante desperto. Outra razão mais óbvia é que seus companheiros também têm o mesmo objetivo de trabalhar a noite toda ao invés de dormir.

Consuma cafeína

A clássica ajuda dos corujões realmente ajuda. Procure ingerir cafeína, seja na forma de café ou em doses concentradas como no Vivamil, durante a noite em claro. O truque é não usar cafeína no dia anterior e durante o dia em que se vai varar a noite. Isso porque seu corpo e sua mente desenvolvem tolerância à cafeína e, se você exagerou no café a semana toda, não obterá um efeito tão forte durante a vigília noturna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *