A curiosidade de muitos é, quantas miligramas de cafeína tem no café? Sendo assim, cafeína para muitos ainda é um mistério, mas todo mundo não deixa de tomar um café e assim ingere diariamente quantidade de cafeína.
Existe uma curiosidade na qual as pessoas ingerem muito café, mas não sabem o quanto de cafeína tem no café. Café para uns assusta, para outros, uma libertação.
A cafeína é servida em miligramas e é encontrada naturalmente em mais de 60 plantas. A mais conhecida delas é o café, que depois da água, é a bebida mais consumida no mundo.
Maiores fontes naturais de cafeína
Entre as principais fontes naturais de cafeína no mundo, elaboramos uma lista com as 10 mais utilizadas:
A cafeína mais consumida
A cafeína é considerada a droga mais consumida no mundo e é amplamente consumida também nas bebidas energéticas. Segundo a recomendação diária da ANVISA prevista na RDC 27/2010, um adulto não deve consumir mais do que 420 mg de cafeína por dia, sendo 210 mg por porção. A nova legislação publicada na RDC 243/2018 diminuiu essa quantidade recomendada para 400 mg ao dia sendo 200 mg por porção.
Estudos científicos sobre a cafeína
Dentre milhares de estudos que apontam os efeitos benéficos da cafeína destacamos um publicado pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos que destaca os benefícios das miligramas de cafeína se consumidas em níveis seguros. O fator de quantas miligramas de cafeína tem no café aplica-se para as demais bebidas ou alimentos nas quais encontramos a substância.
Segundo o estudo da Harvard University, a cafeína pode reduzir uma série de doenças e promover o aumento cognitivo. Como resultado, os ganhos níveis melhores de concentração fizeram o estado de alerta mental estar mais apurado.
Quantas mg de cafeína existe no café?
A famosa xícara de café é o tradicional meio de se obter cafeína. Se uma xícara com 125 ml de café extra forte coado em casa chega a 26 mg de cafeína, são necessárias 8 delas para alcançar 210 mg de cafeína. No quadro comparativo abaixo mostra o produto Vivamil (fonte nutracêutica de cafeína orgânica concentrada) junto com xícaras de café.
Os produtos de cafeína em comprimidos – e NÃO em cápsulas – são mais efetivos porque não contemplam impurezas. Já o café possui em sua composição vários outros ingredientes como xantinas e a cafeína é apenas um dos ingredientes do café.
No quadro abaixo você vai poder entender a cafeína encontrada em diferentes fontes e comparar qual tem as maiores quantidades do ingrediente:
Leia também: AÇAÍ TEM CAFEÍNA?
No quadro abaixo, iremos ilustrar um comparativo com os grandes produtos de mercado, energéticos vendidos em todo mundo e presente no dia a dia de muitos que querem aumento de performance e disposição para estudar ou trabalhar:
Após estes comparativos, você passar a entender que para obter em média 200 mg de cafeína em produtos comuns será necessário ingerir muita quantidade.
Saiba onde comprar e conhecer.