Cafeína, Concentração

O que tomar para ficar acordado?

Ficar acordado é bom porque você aproveita o melhor da vida, pois ao vivo e em cores só usufruiremos se estivermos de olhos abertos. Este tem sido um dos maiores desafios dos jovens do século 21, que já nasceram na era digital e tem seus costumes voltados ao entretenimento e ao agora. Alguém um dia já precisou ficar acordado, seja por bons motivos como passar uma noite inteira na balada, viajando na estrada ou estudando de madrugada e também por maus motivos como passar a noite num velório ou acompanhar algum parente enfermo na noite de hospital. Quem nunca?

Mas o que tomar para ficar acordado mesmo? O tradicional café está presente em todos os lugares e está na cultura das pessoas, em especial dos brasileiros. Aquela frase conhecida “vamos tomar um café” ou “passe lá tomar uma café” nada mais é do que alguém te levando para ingerir cafeína, uma substância viciante considerada a droga mais consumida no mundo. Em que pese o seu nome terminar em “ina”, nome dado a tantas substâncias ilícitas, a cafeína não tem nada a ver com essas drogas ilícitas. A história da cafeína começou primeiramente com o café, que ao final do século IX originou-se da Etiópia e foi difundido através do Egito e Europa.

Uma lenda narra que um pastor por nome de Kaldi percebeu que seus carneiros ficavam mais espertos quando ingeriam folhas e frutos do cafeeiro. Ele também foi feliz quando provou dos frutos, pois sentiu-se mais animado. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos do café para se conservar em estado de alerta enquanto fazia suas orações.

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo, sendo servidas aproximadamente 400 bilhões de xícaras por ano. O ritual de tomar café é insubstituível, mas se o seu foco é ficar acordado, existem outras formas de obter energia mental para aumentar o estado de alerta. A base de tudo é a cafeína, mas o que muda é a concentração em cada bebida. A cafeína, se ingerida com sabedoria gera benefícios múltiplos para a saúde como prevenção de enxaquecas, mal de Alzheimer, câncer, problemas cardiovasculares, entre outros, mas se ingerida exageradamente pode causar efeitos contrários como náuseas, dores de cabeça e arritmia. Mas como saber qual a dose certa?

Na dúvida, sempre iniciamos recomendando que procure o médico ou profissional de saúde. Não há receita de bolo, pois cada metabolismo reage de uma forma, mas pessoas que não tomam café tem mais sensibilidade à cafeína, ou seja, ingerindo uma bebida energética que concentre 80 miligramas em 273ml já é possível obter resultados. Uma xícara de café tradicional contém de 10 a 20mg de cafeína. Haja café para nos manter acordados tomando o tradicional! Muitas pessoas são sensíveis ao próprio café por terem problemas de azia.

Mas qual o método mais eficaz para ficar acordado?

Vamos observar abaixo quais as fontes comuns de cafeína e suas respectivas concentrações (em miligramas):

Para você ficar mais acordado, vamos comentar vantagens e desvantagens de cada um:

Café tradicional: use para o seu ritual de tomar café, mas a concentração é um tanto baixa. Para obter um bom resultado, o corpo precisa de ao menos 200 miligramas por dia.

Flaconetes vendidos em lojas de conveniência: embora o apelo de marketing seja forte, a concentração de cafeína nestes produtos é muito baixa, ou seja, pode ser que funcione por alguns minutos. Prefira o café tradicional então, pois os flaconetes contém em média 20mg de cafeína por porção e possuem uma série de conservantes, sódio, calorias, açúcares, entre outros.

Chá Preto e Café Expresso: possuem maiores concentrações que podem chegar a 30mg por porção mas podem causar desconfortos no estômago por conterem enzimas naturais que podem dificultar a digestão.

Chocolate Amargo: muitos não sabem, mas a serotonina é o que temos em nosso corpo que nos dá a sensação de bem-estar e felicidade. Essa substância é estimulada pela cafeína contida no cacau, que consequentemente resulta na combinação de sensações.

Refrigerante de Cola: água gaseificada, alto teor de sódio, aromas artificiais e 34 miligramas de cafeína em 350ml (1 lata). Você analisa se é pelo sabor ou pela necessidade, mas entenda que estes refrigerantes viciam porque contém cafeína.

Guaraná em Pó: essa maravilha da Amazônia contém cafeína, é uma fonte natural desta substância. Para se obter 100mg de cafeína, deve-se ingerir alguns goles para dentro, o que não é muito agradável em sabor.

Analgésicos: repare que você ingere de 30mg a 50mg cada vez que você ingere um analgésico. A cafeína anidra é um composto indispensável em analgésicos para evitar a sonolência causada por outros componentes da fórmula.

Energéticos em Lata: possuem 80mg de cafeína em cada lata de 273ml. Todos os anos são vendidas bilhões de latas em todo o mundo com o propósito de melhoria de energia, mas em grande parte, os energéticos em lata são consumidos acompanhados de bebidas alcoólicas.

Energéticos em Comprimidos: estes são fontes concetradíssimas de cafeína anidra (210mg por comprimido). Existem nos EUA desde 1933 e é vendido no Brasil sob licença da marca Vivamil. Pode ser adquirido no site www.vivamilusa.com e recebido em todo Brasil.

O melhor produto para você ficar acordado é aquele que te deixa alerta por horas. Estudos científicos publicados em todo mundo indicam a cafeína concentrada como principal componente do estado de alerta. No Brasil, a ANVISA reconheceu em Julho de 2018 que a cafeína promove os níveis cognitivos resultados no alerta mental e também na resistência física quando utilizada para prática esportiva. Nos EUA o FDA reconhece a cafeína por longas décadas e aprova em diversos medicamentos e alimentos, considerando-a como segura e eficaz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *