Trabalho

Tempo vs. Disposição. Como aliar o trabalho com a qualidade de vida?

O tempo, o maior inimigo de todos os profissionais. Para os vendedores, quando chega dia 25 e não cumpriu 50% da meta, preocupação. Para os caminhoneiros, uma reta se torna quase infinita. Para os publicitários e marketeiros, finais de semana e feriados também são dias úteis. Para os vigias noturnos, vivem como se estivessem no Japão, dormindo no horário que todos trabalham e trabalhando no horário que todos dormem. É.. a vida realmente não é fácil para ninguém. Cada profissão tem suas particularidades e, independente do ramo de atuação, uma palavra é certa: PLANEJAMENTO. Planejar é unir um plano com uma ação, é somar a oportunidade com a atitude. Se você vive reclamando que não tem tempo para nada, comece a planejar sua vida planejando o seu dia. O planejamento do tempo pode evitar cansaço, desgaste físico e melhorar a qualidade de vida. A primeira premissa é a DISCIPLINA, isto é, obediência própria. A seguir, algumas dicas que poderão lhe ajudar no planejamento do tempo, e fazer com que o seu trabalho se torne prazeroso:

1.) DORMIR – O sono é primordial para o humor e estado de espírito. Durma pelo menos 8 horas por dia.

2.) ACORDAR – Ao abrir os olhos, agradeça pelo dia. Ao levantar, abra alguma janela ou persiana para ter a sensação de um novo momento. Acorde sempre com tempo suficiente para tomar um bom banho e tomar um bom café. Se tiver preguiça de comprar pão pela manhã, compre no dia anterior. Leia as principais notícias que veiculam na mídia. Você vai chegar no trabalho e seus amigos podem comentar. Não seja o último a saber das coisas, seja o primeiro a comentar.
3.) TRABALHAR – Ao chegar no trabalho, contagie seus amigos dando um BOM DIA com sorriso no rosto. O seu tom de voz alegre pode mudar o humor dos colegas de trabalho. Trabalhe com agenda e anote tudo. As atividades do trabalho são como aquilo que comemos. Você nunca lembra o que comeu há 7 dias atrás. No trabalho, você nunca lembra exatamente do que seu chefe pediu há 7 dias atrás.
4.) COMUNICAR – Ligue para seus filhos e/ou cônjuge no seu horário de almoço. A voz deles pode te encher de força, aquela força que só família traz.
5.) ANOTAR – anote todos os números de telefones e endereços de e-mail, mesmo que não seja exatamente ligado a sua função. Lembre-se que networking é tudo. Amanhã você pode precisar.
6.) AGIR – quem tem informação, tem poder. Se você anotou tudo, quando for indagado, não importa se for daqui um ano, você vai ter argumentos para tomar uma decisão.
7.) EXERCITAR – você precisa exercitar seu corpo e sua mente. Para seu corpo, faça exercícios físicos regulares, ande de bicicleta ou apenas caminhe. Se seu trabalho for próximo de casa, deixe o carro na garagem. Prefira caminhar. Para exercitar sua mente, aprenda uma língua estrangeira e um instrumento musical. Se você dedicar 45 minutos para seus exercícios físicos e 45 minutos para aprender um idioma, isso corresponde a apenas 6% do seu dia.

8.) ALIMENTAR – procure comer dosadamente. Mentalize que sua principal refeição é o café da manhã e o jantar, este último quando servido até as 19h30. Procure comer coisas leves a cada 2 horas como fruta, iogurte, barra de cereal. Se possível, combine isso com uma nutricionista.

9.) GOSTAR DO QUE FAZ – Você deve fazer o que gosta. Se você não gosta do que faz, poderá encontrar resistência para mudar qualquer rotina.

Siga essa regras básicas. Veja que o planejamento é o rascunho, a disciplina é o método e a atitude de fazer é a execução.

Seja feliz. Traga mais disposição para o seu dia. Energize-se com as atitudes simples da vida.

Autor: Tiago Zella, formado em Administração, possui MBA em Finanças Empresariais e Gestão de Pessoas, atua como Gerente da Nutribrands®, importadora exclusiva da marca VIVAMIL®.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *