Cafeína

Mitos sobre a cafeína anidra

Muito presente em nossa dieta do dia a dia, a cafeína é uma substância que ainda possui uma aura de mistério. Será que o componente do café e de bebidas estimulantes desidrata? Emagrece? Faz mal? Confira a seguir estes e outros mitos sobre a cafeína:

Mito 1: CAFEÍNA DESIDRATA

Sim, a cafeína tem um leve efeito diurético, mas você normalmente a consome na forma de café ou chá. A água nessas bebidas com cafeína, porém, mais do que compensa os efeitos desidratantes da própria substância. Um estudo de 2014 sugere que os bebedores habituais de café podem acumular alguma resistência aos potenciais efeitos desidratantes da cafeína.

Mito 2: PRODUTOS DESCAFEINADOS SÃO POTENTES ENERGÉTICOS

Uma organização norte-americana chamada Consumer Reports realizou um teste com 36 xícaras de café descafeinado e descobriu que algumas continham cerca de 20 miligramas de cafeína – bem menos que uma xícara de café regular (que tem entre 95 e 200 mg), mas certamente mais do que nada.

Um estudo da Universidade da Flórida (EUA) também descobriu que “descafeinado” não significa “livre de cafeína”. “Se alguém bebe de cinco a 10 xícaras de café descafeinado, a dose de cafeína pode chegar facilmente ao nível presente em uma xícara ou duas de café cafeinado”, disse o co-autor do estudo, Bruce Goldberger, à imprensa.

Mito 3: CAFEÍNA DEIXA SÓBRIO

Junto com um chuveiro frio, a cafeína é uma tática antiquíssima adotada por muitos que beberam um pouquinho além da conta. Mas não é tiro e queda. Um estudo examinou os efeitos da cafeína em ratos que tinham recebido também um pouco de álcool.

Os ratos “sóbrios” com cafeína estavam mais alertas, todavia tinham mais dificuldade em navegar em um labirinto do que ratos que estavam realmente sóbrios. “O mito sobre os poderes soberanos do café é particularmente importante porque o uso da cafeína com o álcool realmente pode resultar em decisões ruins com resultados desastrosos”, comentou o co-autor do estudo Thomas Gould.

Mito 4: CAFEÍNA FAZ MAL

Tudo em demasia faz mal. Se você tiver ingerir suplementos vitamínicos indiscriminadamente, terá um excesso de vitaminas no corpo e poderá contrair hipervitaminose. Água mineral em excesso também tem seus riscos, ou seja, não importa a substância, tudo deve ter seu equilíbrio.

A cafeína no Brasil é regulamentada através da Resolução RDC 27/2010 (ANVISA) e sugere o uso máximo de cafeína concentrada limitado a 420 miligramas diárias. Se você é daqueles viciados em café, é bom fazer as contas do quanto você ingere de cafeína por dia, partindo do pressuposto que cada xícara de 200ml (café extra-forte) contém 40mg de cafeína.

Mito 5. CAFEÍNA AJUDA NA PERDA DE PESO

O estimulante é um ingrediente ativo em muitos produtos e/ou suplementos alimentares voltados para a perda de peso eficaz. A cafeína parece aumentar ligeiramente o metabolismo, de acordo com um relatório publicado na revista científica International Journal of Obesity.

No entanto, os efeitos não são suficientes a ponto de resultar perda de peso significativa ou permanente. Algumas xícaras de café não são a resposta para a epidemia de obesidade, especialmente considerando que muitos de nós tomamos a nossa cafeína com um bocado nada saudável de creme e açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *