Além da correria do cotidiano, que nos leva a esquecer alguns detalhes do dia a dia, uma alimentação errada e o próprio estresse podem afetar a sua memória. Por isso, hoje a Vivamil® traz algumas dicas para que você melhore a sua capacidade de memorização.
Cuide da alimentação
Um estudo publicado no Jornal da Doença de Alzheimer mostrou que dietas com muita gordura saturada e colesterol podem causar inchaço no cérebro, alterando a função dos nervos e reduzindo a memória de curto prazo. Em compensação, alimentos ricos em ômega-3, como peixes, diminuem as inflamações no cérebro e apresenta uma melhora na memória depois de dois meses da dieta.
Acalme-se
Tensão e ansiedade podem sobrecarregar o seu cérebro e causar o famoso “branco”. Além disso, segundo estudo publicado na revista Neuron, o próprio estresse afeta diretamente a região do cérebro responsável pela memória de curto prazo e decisões.
Memorize
Procure, na medida do possível, substituir as agendas e blocos de anotações pela sua memória. Outro exercício simples e muito útil é, antes de dormir, recordar as tarefas realizadas durante o dia. Essas atividades e até mesmo jogos como quebra-cabeças, palavras cruzadas, entre outros, ajudam seu cérebro a ficar mais ágil e consequentemente mais rápido na memorização.
Fontes: (Revista Viva Saúde, Vestibular Brasil Escola, Universia)