Cafeína

5 coisas que você não sabia sobre a cafeína

1. A cafeína ajuda na performance atlética.

Os estudos científicos sobre os atletas vêm sendo feitos há mais de 35 anos. A cafeína é indicada para aumentar a potência e a resistência dos atletas, para que possa render mais e mais. A cafeína tem um efeito metabólico direto no organismo para melhorar a resistência. Além disso, a cafeína ajuda na queima de gordura como fonte de energia.

 

Atleta

 

2. A cafeína pode aumentar a concentração mental e o estado de alerta.

Cafeína entra facilmente no cérebro e afeta muitos tipos de neurônios (células cerebrais) de uma forma positiva. Estudos continuam a demonstrar que a cafeína pode aumentar o foco e a concentração mental. A cafeína é realmente “estimulante da natureza” – em tempos das cavernas, um impulso rápido quando você teve que fugir de um predador tentando comê-lo, ou a energia extra necessária para ir procurar alimento. Enquanto a ingestão moderada de cafeína pode aumentar a sua capacidade de concentração e melhora a agilidade mental.

2

3. Quanto menos vezes consumir cafeína, melhor ele funciona.

Enquanto receptores corpo e cérebro (locais de ação) responder a cafeína como parte da biologia normal – quanto mais você usa, mais o seu corpo se acostuma com este sinal, e deixa de responder da mesma maneira. A resposta é muito menos. Esta é a atenuação chamada. A mesma dose de cafeína, menos efeito. Com esse conhecimento, a melhor maneira de ter um ótimo efeito da cafeína, é limitar o consumo a cerca de 200 a 300 mg por dia,  consumi-lo uma vez por dia, no momento em que você quer estar mais alerta, e deseja que o efeito máximo.

3

4. A cafeína não é viciante.

Não há dependência física de cafeína, e não importa de qual fonte de cafeína é consumida (café, chá,etc…). Você pode se sentir dependente de uma determinada fonte de alimento de cafeína, mas não é a cafeína sozinha.

5

5. O café tem três vezes mais cafeína por xícara de chá ou refrigerante de cola.

O café tem cerca de 150 mg em um copo (caneca médio) – com o mesmo volume de chá contém cerca de 50 mg. Uma lata de refrigerante é de cerca de 50-60 mg.

Importante – alimentos fontes de cafeína como chá e café, também têm benefícios de saúde de valor agregado, não relacionados à cafeína, que ocorre a partir de antioxidantes em folhas de chá e café em grão.

4

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *