Esportes

Três dicas indispensáveis para correr na praia

Com a proximidade do verão cresce o número de pessoas que aproveita as viagens ao litoral para praticar corrida na praia. Correr na areia é relaxante e motivador, mas é preciso estar atento aos desníveis e outras variáveis que podem comprometer o rendimento.

1. Esteja atento à areia

Além do menor impacto em relação ao asfalto, a areia proporciona ganhos em termos de força e equilíbrio. Entretanto correr nesta superfície desgasta mais os músculos. Leve em conta seu nível de performance: se é um iniciante, ou se está recomeçando a temporada de corridas, priorize a areia batida, onde não ocorrem muitos impactos. Se você já é mais experiente pode praticar na areia fofa, onde é exigida força específica devido à resistência extra gerada.

Observe também se há desníveis e procure ao máximo evitá-los. O desnível faz com que haja uma descompensação no movimento do exercício, o que é prejudicial ao corredor. “A longo prazo pode ocasionar tendinopatias no pé, tornozelo, dores no joelho e disfunção do quadril e lombar”, afirma a fisioterapeuta Ana Carolina Villa-Lobos, de São Paulo.

2. Escolha um tênis adequado

Por mais que (aparentemente) não combine, uma das principais dicas para correr na praia é usar tênis.

Além de absorver impactos, os tênis protegerão seus pés do lixo na praia: infelizmente ninguém está a salvo de um caco de vidro, latinha de alumínio ou quaisquer objetos cortantes que são deixados pelos banhistas.

3. Seus melhores amigos: aquecimento, água e protetor solar!

Antes de começar a atividade física prepare-se bem: pratique aquecimento, abuse do protetor solar e hidrate-se muito!

Para correr na praia é preciso estar preparado a longos trajetos sem sombra. Por isso hidrate-se antes, durante e após o treino. Se estiver muito calor, aumente o consumo de água: beba a cada 10 minutos. Alongar após a prática também é bastante aconselhado por médicos e treinadores.

Ainda em relação ao sol, observe os melhores horários para correr: antes das 10h e após às 16h.

Fontes: (Corredor de rua, Revista Contra relógio, Hotéis Costa Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *