Estudos

Como se preparar para concursos públicos VIVAMIL®

Saber como se preparar é um dos grandes segredos para a aprovação em um concurso público. Avalie os seus conhecimentos, sua capacidade de compreensão das matérias, só assim poderá encontrar a melhor maneira de estudar: em casa ou em curso preparatório.

Estudar em casa tem suas vantagens e desvantagens. Talvez a maior vantagem seja a economia, sem contar a comodidade. Mas, é preciso ter cuidado com a qualidade do material didático escolhido, deve estar bem atualizado. O melhor é comprar apostilas específicas para o concurso que se vai prestar. Assim, não se corre o risco de estudar o que não interessa. Elas são elaboradas com base no último edital (atualizadas), têm toda a matéria e legislação exigida, exercícios, provas anteriores e gabarito comentado.

Outras dicas para quem for estudar em casa:
Consiga um lugar bem tranqüilo, o ambiente deve ser bem iluminado, arejado e silencioso, com mobília adequada (mesa e cadeira);
Organize seu material, separando-o por assuntos ou matérias;
Inicie por assuntos que você tem maior afinidade ou facilidade de assimilação;
Procure sempre manter um ritmo de estudo e faça resumos;
Se optar por fazer um curso preparatório, escolha uma escola reconhecida no meio, dê preferência por uma instituição que ofereça cursos regulares e não somente durante o período dos concursos. Os cursinhos oferecem dois tipos de curso: por “pacote” e por matéria. No primeiro, você se matricula para aprender todas as disciplinas da prova em um curto espaço de tempo. Bastante útil para as pessoas que nunca tiveram vivência com as disciplinas da prova, elas poderão conhecer todas as atualizações que poderiam passar despercebidas em um estudo individual.

Nos cursinhos por matéria, que têm uma carga horária um pouco maior, existe a oportunidade de se aprofundar. Ideal para quem já conhece bem a maioria das disciplinas exigidas e quer se atualizar. Há a possibilidade de optar por cursar uma, duas ou quantas disciplinas quiser. Assim, dá para escolher cursar apenas as matérias com mais importância (peso) para o concurso ou as que a pessoa tem mais dificuldade. Sai mais em conta, se o número de matérias for pequeno. Caso contrário, o melhor é optar pelo pacote completo.

Em cursinhos, plantão de dúvidas, atendimento e biblioteca são essenciais. No mais, programar as horas de estudo por dia, estabelecer horários e cumpri-los é fundamental para quem busca a aprovação em concursos públicos, mesmo se você está freqüentando o cursinho.

No dia da prova

Conhecer o local de prova antes do dia é essencial.
Nos dias que antecedem a prova procure dormir muito bem e alimentar-se com moderação.
Um dia antes, certifique-se de ter separado tudo que vai precisar no dia seguinte.
No dia da prova, se for pela manhã, procure acordar com antecedência para dar tempo de seu corpo acostumar-se. Se for a tarde, procure distrair-se pela manhã, nada de atividades físicas fortes, estudar nem pensar!
Saia com bastante antecedência no dia da prova.
Procure usar roupas leves e confortáveis, você vai ficar sentado por várias horas.
Leve um relógio.
Leve uma garrafinha de água e coloque na sua mesa. Ajuda a hidratar e relaxar.
É bom levar alguma comida, dê preferência a alimentos leves e energéticos, como chocolate, frutas e barra de cereais. Evite comidas “barulhentas”, como salgadinhos.
Comece por questões mais trabalhosas (matérias interpretativas e cálculos). A mente no início da prova está mais descansada, facilita na resolução de questões mais difíceis.
Se uma questão está difícil, passe pra outra, deixando uma anotação para que você volte e retome a questão. Saber administrar o tempo é imprescindível.
Deixe de 30 a 40 minutos para o preenchimento do cartão resposta. Resolva toda a prova e no final marque o cartão.
E o mais importante: mantenha a calma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *