A cafeína utilizada como pré-treino pode aumentar sua resistência, o que significa mais ânimo e uma forcinha a mais para fazer aquela última série que você estava com preguiça.
Além do estímulo corporal, a cafeína estimula o Sistema Nervoso Central, deixando-o mais concentrado e aumentando o seu limite de dor. Ou Seja, mais foco no treino, e menor sensação de dor.
A maioria destes suplementos pré-treino contem entre 100 a 300 miligramas de cafeína em uma única porção. Só para comparar, há cerca de 90 miligramas em uma xícara de café forte. Quando a cafeína entra no corpo, os sistemas começam a trabalhar mais duro para evacuar a substância de dentro pra fora. Há aumentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e os rins trabalham mais duro que causam micção frequente e excitação mental.
Há muitas vantagens em usar a cafeína como suplemento pré-treino, pois ela realmente funciona e você definitivamente tem uma vantagem de desempenho quando aplicado nas doses corretas para o treinamento correto.
A Universidade de Connecticut realizou um estudo que mostra claramente um aumento no supino e na força de preensão para os grupos que utilizam a cafeína como um suplemento pré-treino. A investigação confirmou que o aumento da concentração mental e na capacidade de percepção após a utilização de cafeína. Para as pessoas que estão tentando perder peso, a cafeína é um inibidor de apetite e também foi mostrado um aumento da lipólise (quebra de gordura) e da termogênese (queima de calorias).
Em 2008, um outro estudo feito por pesquisadores indianos mostrou que pessoas que consumiram 2, 4 ou 6mg por Kg de cafeína, uma hora antes de malhar, aumentaram a força e resistência em torno de 30%.
Por isso a cafeína é o principal componente da maioria dos suplementos de pré-treino que existem no mercado.
Fonte:http://www.malhandocerto.com/nutricao/cafeina-na-musculacao/#sthash.o9Cf8gYR.dpuf
http://www.theboxmag.com/article/caffeine-based-preworkout-supplements-friend-or-foe-9458