Durante décadas a cafeína tem sido utilizada em comprimidos de dieta e suplementos como um auxílio para o emagrecimento.
Ela é usada, pois possui propriedades que aceleram o metabolismo, impulsionando a perca de peso. As pessoas que consomem mais cafeína tem mais energia para queimar ainda mais calorias durante a prática dos exercícios.
Algumas pesquisas mostraram que a cafeína pode ajudar na perda de peso por causa de outro fator.
Pesquisadores da Universidade de Kawasaki descobriram que a cafeína também evita o acúmulo de gordura nas células. Eles acreditam que isto se deve à inibição da cafeína enzimas e genes responsáveis pela síntese de lipídios.
Os resultados foram os mesmos utilizando cafeína natural a partir de café ou erva-mate e usando a cafeína sintética que é encontrada em muitos suplementos ou bebidas energéticos.
Embora em todos os testes, a cafeína impediu o acúmulo de gordura nas células, é importante notar que a cafeína sintética encontrada em bebidas energéticas não tem os mesmos benefícios antioxidantes como a cafeína pura.
No geral, a cafeína é eficaz como auxilio na dieta e um impulsionador da perda de peso. Porém, a restrição calórica ainda é a chave para a perda de peso.
A cafeína reforçada com suplementos para perda de peso não conseguira auxiliar no emagrecimento se não diminuir o consumo de calorias.
Ela não é uma substância milagrosa e não pode magicamente sumir com as calorias consumidas. Sua maior qualidade é para ajudar as pessoas a se sentir mais enérgico, que deve ajudá-los a ter uma maior resistência durante as atividades físicas. Assim, queimando mais calorias.