Esportes

Cafeína para exercícios. Como usar?

O que é a cafeína?

A cafeína é um estimulante que faz as pessoas ficarem mais alerta, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. A cafeína pode ser encontrada no café, chá, chocolate, refrigerantes, energéticos, alimentos e alguns medicamentos. Alguns atletas usam cafeína para melhorar o seu desempenho em atividades esportivas.

Como é que a cafeína afeta o desempenho de um atleta em atividades esportivas?

Os cientistas acreditam que a cafeína aumenta os níveis de energia e resistência de um atleta durante as atividades de longo prazo. A resistência é a capacidade de uma pessoa para lidar com as dificuldades, como correr, nadar ou andar de bicicleta ao longo de períodos longos ou distâncias.

A cafeína pode afetar cada pessoa de forma diferente. Algumas pessoas sentem como se tivessem energia para exercer mais e mais nas atividades quando usam cafeína. A cafeína pode fazer outras pessoas se sentirem muito nervoso durante a pratica das atividades esportivas.

Será que causam efeitos colaterais da cafeína?

Grandes quantidades de cafeína podem causar efeitos colaterais, como desconforto gástrico, tremores, tonturas, dores de cabeça e dificuldade para se concentrar e dormir. A quantidade de cafeína que faria com que estes efeitos secundários depende da sua sensibilidade à cafeína. Ele também depende da quantidade de cafeína que você normalmente levaria.

De acordo com a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) 420mg de cafeína por dia é uma quantidade segura.

Como eu sei a quantidade certa de cafeína para mim?

Se você quiser usar cafeína, comece com uma pequena quantidade. Pesquisadores acreditam que uma dose (quantidade) de três a seis miligramas de cafeína por kg de peso corporal (mg / kg) funciona melhor para a maioria das pessoas. Para descobrir a quantidade ideal de cafeína, é só multiplicar o seu peso por 3. Por exemplo, um atleta que pesa 70 kg. Se ele decide tomar 3 mg / kg de cafeína, ele iria multiplicar 70 por 3. Este atleta iria tomar 210 mg de cafeína.

Essa seria a quantidade ideal e segura para esse atleta. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *