A cafeína anidra tem seus efeitos direto no cérebro, pois é um ingrediente potenciador cognitivo que normalmente e é tomado com pilhas nootrópicas.
A cafeína anidra em si é um estimulante, portanto tecnicamente não é qualificada na definição de um medicamento nootrópico, mas foi amplamente comprovada por diversos estudos científicos seus benefícios para melhoria do desempenho mental e função cerebral.
A cafeína anidra não é apenas a droga psicoativa legal mais popular do mundo, mas também um composto alcaloide da xantina. Seu efeito é estimular o sistema nervoso central e aumentar temporariamente o estado de alerta mental.
Cafeína Anidra: da origem ao produto final
A cafeína é proveniente de fontes naturais incluindo mais de 60 espécies de plantas. Por este motivo, a cafeína pode estar presente em alimentos diários nas quais você nem se dá conta. Em vez de serem rotulados como fontes de cafeína, muitos fabricantes listam como bagas de guaraná, chocolate, café, chá, cacau, noz-de-cola e até taurina, como era o caso de um energético famoso que era fonte de cafeína, mas todos acham que a energia vêm da taurina.
A taurina para a energia é um mito, pois é um aminoácido utilizado para desintoxicar o fígado. Assim sendo, a energia complementar para o corpo humano vem de substâncias estimulantes que encontramos na natureza como a cafeína.
Outros 3 benefícios adicionais da cafeína, que excedem os benefícios da cafeína anidra no cérebro:
1.) A cafeína anidra também é associada à perda de peso
2.) A cafeína anidra tem estudos na Alemanha comprovaram seu uso na forma líquida como benefícios para o crescimento capilar
3.) A cafeína anidra é encontrada em 99% dos medicamentos analgésicos por conta dos seus benefícios no tratamento das dores de cabeça
Em resumo, a cafeína pode ser encontrada de várias formas sendo a mais comum no café e chá, depois refrigerantes de cola, bebidas energéticas, guaraná em pó e outras fontes menos concentradas como cacau, erva-mate, noz-de-cola, entre outros. As plantas que contém cafeína podem ser tóxicas para alguns insetos assim como para outros, como a abelha, podem ser estimulantes para garantir que voltem novamente às flores.
Cafeína Anidra: efeitos no cérebro
O principal mecanismo de ação da cafeína anidra é sua atuação como um substituto para uma substância química chamada adenosina.
O papel da adenosina é basicamente para garantir que seu sistema nervoso não fique excitado ou fora de controle, uma vez que a cafeína anidra imita o efeito desse produto químico.
A cafeína tem como alvo os mesmos receptores, todavia prevalece contra a adenosina causando o bloqueio de seus receptores. A cafeína serve para aumentar o efeito estimulante no cérebro e, como resultado, o estímulo via SNC (Sistema Nervoso Central). Isso pode aumentar a liberação de importantes neurotransmissores, especialmente a dopamina. Este é um poderoso produto químico cerebral projetado para ativar centros de prazer no cérebro enquanto regula funções executivas, como concentração e atenção.
Por conseguinte, o efeito dopaminérgico da cafeína anidra no cérebro é uma importante razão pela qual você pode se sentir tão concentrado e se sentir melhor depois de beber um pouco de cafeína.
Quanto de cafeína anidra devo tomar por dia?
Segundo as autoridades reguladoras de medicamentos e alimentos à base de cafeína, temos os seguintes limites máximos sugeridos e permitidos:
Órgão Regulamentador | País | Qtde. Máxima Permitida por Porção | Qtde. Máxima Permitida por Dia |
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) | Brasil | 200 mg | 400 mg |
EFSA (European Food Safety Authority) | Europa | 200 mg | 400 mg |
FDA (Food and Drug Administration) | EUA | 200 mg | 400 mg |
Qual tipo de cafeína é mais segura?
Existem diversas forma de se ingerir cafeína anidra, mas a mais comum delas é:
Cafeína Anidra em Pó: normalmente são suplementos alimentares voltados à prática esportiva. São combinados com outros ingredientes. Efeitos são rápidos e podem causar taquicardia, insônia, náusea, dependendo da dosagem. Produto desenvolvido para energia de curto prazo.
Cafeína Anidra em Cápsulas: normalmente são cápsulas com duas formas. Você encontrará cápsulas com líquidos dentro e outras com pó. São efetivas e com efeitos rápidos, mas dependendo de sua fórmula e dosagem podem causar os mesmos efeitos colaterais do pó. Produto desenvolvido para energia de curto prazo.
Cafeína em Comprimidos ou Pílulas: comprimidos são compostos fármacos prensados em tabletes. Os comprimidos americanos costumam ser revestidos com croscarmelose sódica e adicionados ingredientes fármacos que permitem a liberação da cafeína anidra somente no intestino. Isso significa que o efeito é GRADUAL, ou seja, você não terá os mesmos efeitos colaterais das apresentação em pó ou cápsulas, uma vez que o produto foi desenvolvido para energia a longo praazo, estendendo-se no corpo humano por até 5 horas.
CAFEÍNA ANIDRA: RESULTADOS DE EFICÁCIA
Um estudo aprofundado publicado em 2016 nos Estados Unidos avaliou pessoas que ingeriram maior quantidade de cafeína através do café e constatou que estas são também as que possuem tendência para um código genético desenvolvido naturalmente para quebrar a cafeína de forma mais rápida.
Em outras palavras, a cafeína reage de formas diferentes e por isso há diferentes relatos quanto à sua ingestão. A cafeína não é perigosa para a maioria das pessoas, desde que tenhamos limites de uso. Se você tem alteração de humor ou dificuldades em pegar no sono, isso é um sinal de que precisa beber menos cafeína.
No entanto, você estará recebendo os benefícios diários da cafeína, e, quem sabe, até autodesenvolvendo defesas do seu corpo contra doenças neurodegenerativas.