1. Exercícios de respiração:
Se você costuma ficar muito nervoso quando vai resolver exercícios, fazer simulados ou até mesmo no dia da prova, procure fazer exercícios de respiração e meditação.
ㅤ
2. Tenha um ritual para estudar:
Todo ser humano é único, e cada um tem suas características. Alguns aprendem estudando com barulho e outros preferem o silêncio, por exemplo. Assim, você precisa definir um local no qual você se sinta bem para estudar, além de horário e metodologia. Com isso definido, você vai conseguir aprender muito mais, sem se estressar e perder o foco.
ㅤ
3. “Conhece-te a ti mesmo”:
Como na dica anterior, você precisa saber o que é melhor para você. Aqui, você precisa identificar em quais matérias tem mais dificuldade, e qual o melhor método para você aprender.
ㅤ
4. Sem stress:
Faltando apenas três meses para a prova do Enem, intensificar seus estudos é a melhor maneira. Mas não se esqueça de que você precisa de um tempo para você: assistir a um filme, sair com os amigos, ficar com a família. Muita ansiedade e nervosismo não vão adiantar, só prejudicarão seus estudos. Mas atenção: você precisa de um tempo para você, mas este não é o momento de farrear o final de semana inteiro, reserve uma ou duas horas do seu dia para esses momentos.
ㅤ
5. Pergunte “por que”:
Sabe aquelas crianças que perguntam sobre tudo? Então, seja assim enquanto estuda. Pergunte-se sobre tudo. Pergunte para o seu professor sobre suas dúvidas, não tenha medo. Essa será uma das maneiras de aprender que vai te ajudar muito.
ㅤ
6. Durma bem:
Uma boa noite de sono é o melhor remédio para muitos problemas. Durma bem, descanse, seu rendimento será muito maior durante sua rotina de estudo.
ㅤ
7. Pausas:
Faça pequenas pausas durante as horas em que está estudando. Pare por 10 ou 15 minutos, aproveite para beber água, ir ao banheiro, comer alguma coisa.
ㅤ
8. Faça ligação entre os assuntos:
Tente relacionar os assuntos estudados, fazendo ligações entre eles. Essas ligações podem ser ideias dentro de um campo específico, ou entre dois campos completamente diferentes. Quando você fizer isso, criará um roteiro para viajar entre a informação em seu cérebro.
ㅤ
Fonte: Scotthyoung.