Lições são aprendizados que muitas vezes levamos para uma vida toda. Baseado no livro “Quem mexeu no meu queijo?” separamos 12 lições deste best-seller lançado em 1998 por Spencer Johnson. Vale ressaltar que este sucesso já vendeu mais de 29 milhões de cópias, assim provando ser um dos livros de negócios mais bem-sucedidos.
O que significa “Quem levou o meu queijo”?
Através de uma história simplificada onde o citado “queijo” é tudo o que objetivamos na vida, logo dois ratos (Sniff e Scurry) e dois “seres humaninhos” (Hem e Haw) vivem num labirinto onde procuram constantemente o queijo, que representa felicidade e sucesso. O autor, Spencer, procura trazer realidades sobre como podemos assimilar a mudança.
Ratos, com cérebros limitados e bons instintos, e humanos, com cérebros complexos e surto de emoções; logo encontraram muito queijo.
O tempo passa e o queijo começa a terminar. Os ratos, por exemplo, entenderam muito rápido, enquanto que os humanos estavam absolutamente confiantes até perceberem que acabara.
A reação dos ratos foi imediata, pois deixaram o “labirinto” (que significa a própria vida) para buscar outras reservas. Por outro lado, os humanos ficaram intrigados, cinéticos e nada fizeram até aguardarem um outro dia para ver se o queijo aparecia.
A revelação
Um dos seres humaninhos, Haw, entendeu que o queijo não sairia do nada e que precisavam procurar mais. Enquanto isso, os ratos já haviam encontrado outra reserva que era muito maior que a anterior.
Hem, o outro ser humaninho, se mostrou incapaz de superar a perda do queijo e, sem saber como superar suas frustrações, logo não teve automotivação para procurar e ficou lamentando o passado. Com isso, Haw não teve outra alternativa senão enfrentar o desconhecido e lutar pelo que queria.
Por outro lado, sentiu-se perdido em sua busca, mas depressa entendeu que não era tão complexo quanto imaginara. Para reconhecer por onde havia passado, começou a escrever nas paredes do labirinto o que estava aprendendo. Isso nada mais era do que um plano de ação simples para que, caso precisasse recuar, tivesse uma estrutura sólida para uma nova mudança.
Na busca incessante de Haw foram encontrados pequenos pedaços de queijo que o encheram de motivação e o fizeram ir até Hem para compartilhar a notícia, mostrando que era perfeitamente possível encontrar mais – e novo – queijo. Hem, ainda apegado ao passado, ficou onde estava, uma vez que rejeitou o novo queijo de Haw simplesmente porque preferia o antigo.
Sem ter o incentivo do parceiro, Haw decidiu voltar à sua busca e finalmente encontrou um grande estoque de queijo num lugar em que – adivinha quem chegou antes – os ratos também estavam..
O resultado
Toda jornada foi necessária para que assimilassem os erros do passado. Contudo, mesmo depois de comer uma grande quantidade de queijo, era continuado o percurso dentro do labirinto para se buscarem novas alternativas caso a reserva acabasse. Haw também desenvolveu um novo hábito diário; o de inventariar o queijo todos os dias, e nisto esteve pronto para enfrentar as novas mudanças que poderiam ocorrer.
Baseado nessa fábula extraímos 12 lições para lidarmos com a mudança:
1.) Antecipe-se às mudanças. Os negócios aparecem para quem está preparado;
2.) Seja camaleão. Adapte-se rapidamente aos diferentes ambientes;
3.) Entenda que momentos de mudança são também de oportunidades;
4.) Quanto mais importante for o queijo para você, mais traga para perto de si;
5.) Se você não mudar, será sempre engolido por alguém disposto a fazer mais;
6.) Pergunte a si mesmo: o que eu faria se não existisse medo em mim?
7.) Portas velhas não abrem caminhos novos. Permita-se mudar a direção para encontrar novos queijos.
8.) Acredite na sua intuição quando é atrelada ao seu objetivo. Tenha automotivação porque sempre haverá um “Hem” que não acreditará no seu plano;
9.) Quando você supera um medo é como se abrisse um novo campo sem tamanho;
10.) Medo é um limite criado pela mente humana. Desafie-se a si mesmo.
11.) Se você se acha expert naquilo que faz porque executa há anos, lembre-se que enquanto lê esse texto milhões de coisas mudaram no mundo agora;
12.) Ninguém vai acreditar tanto em você quanto você mesmo. O que você precisa é agir com objetividade.
Estas foram as 12 lições do livro “Quem mexeu no meu queijo?”
Conteúdo autoral: Tiago Zella – Abril/2020