A competição, que está em sua sexta edição, reúne times de futebol amador de Curitiba. A cada ano o campeonato vem crescendo e movimentando um número maior de pessoas. Teve início em 2010, com apenas sete times participantes. Em 2015, são 16 equipes e cerca de 480 atletas inscritos. Entre eles jogadores amadores e ex-profissionais que disputarão o campeonato que iniciou em Fevereiro e vai até início de Dezembro.
O objetivo do Amigos da Bola é criar e fortalecer laços de amizade entre os participantes através da prática do esporte de uma forma organizada e saudável. A maioria dos times é formada por grupos de amigos acostumados a se reunirem para jogar bola.
Para manter este espírito, o regulamento da competição possui algumas regras específicas como o limite de apenas três jogadores federados por time, e a quantidade livre de substituições durante as partidas. “Desta forma conseguimos assegurar que o objetivo principal do Amigos da Bola não se perca. Os jogos reúnem amigos e seus familiares, que sempre estão em grande número nas torcidas, em torno de uma atividade esportiva. E isso faz bem pra saúde do corpo e da mente”, analisa Wander Marconi, idealizador do projeto. Segundo ele, a ideia do campeonato surgiu da necessidade de ter uma agenda de jogos comum entre diversos times amadores de Curitiba. “Com o campeonato temos um calendário de jogos para o ano todo. Além disso, a competição é algo que estimula muito os jogadores. O que se reflete dentro de campo, com times bem montados e equipes se preparando para fazer seu melhor”, comenta.
O campeonato vai até Dezembro, com jogos marcados sempre aos sábados. A disputa será feita em duas fases. A primeira será por pontos corridos, com partidas em turno e returno, que somam um total de 30 jogos por time. Os oito melhores colocados se classificam para a segunda fase que será disputada no mata- mata, na forma de cruzamento olímpico.
Neste ano, as equipes participantes são: Povo da Bola, Estrela Vermelha, Bebebum, Master Urca, Operário Mercês, Rádio Taxi Capital, Os Teimosos, Real Santo Inácio, Piriri, Cometa, Spartak, Operário Ahú, Sampdória, Ouro Verde, De Lado Foot Góles e Butantan.
Os jogos acontecerão nos campos do Combate, Tanguá, Iguaçu, Flamenguinho e Trieste. A coordenação da equipe de arbitragem ficará por conta do ex-árbitro da Federação Paranaense de Futebol, José Gentil.
No Campeonato Amigos da Bola, os times que tiverem atletas punidos pela arbitragem com cartões, além enfrentar as suspensões previstas no regulamento, vão ter que arcar com a compra de litros de leite. Para cada cartão amarelo são dois litros e para cada vermelho são cinco litros de leite. No final do campeonato, o montante de leite arrecadado é doado para instituições de caridade de Curitiba e Região Metropolitana. A intenção é conter as atitudes anti-desportivas e, acima de tudo, utilizar o campeonato para ajudar entidades assistenciais que passam por todos os tipos de necessidades. Além dos leites são doados também alimentos não perecíveis e itens de higiene que são reunidos pelos participantes do campeonato. No ano passado as faltas renderam 2.716 litros de leite que foram entregues para dez instituições.
Além de um belo Campeonato, os Amigos da Bola dão um show de solidariedade.
E nós do Vivamil estamos orgulhosos de estar fazendo parte dessa história. 🙂
Para saber mais sobre o campeonato é só acessar www.amigosdabolaonline.com.br
Outras informações é só mandar um e-mail para imprensa@amigosdabolaonline.com.br