A maioria dos concurseiros optam inicialmente pelos cursos preparatórios. Posteriormente, com mais experiência, alguns decidem estudar em casa, depois de terem se familiarizado com as apostilas e arquivos em PDF que contêm os conteúdos necessários. Dessa forma, não é necessário gastar tempo e dinheiro com deslocamento.
A quantidade de horas estudadas por dia é variável – existindo a possibilidade de estudar de duas a até dez horas por dia. No entanto, é importante ter em mente que para cada hora de estudo, é necessário um intervalo de cinco a dez minutos para descanso. Nesse período, aconselha-se fazer uma pequena caminhada pelo ambiente de estudo para descansar a mente.
É importante participar de fóruns ou grupos de pessoas que também estejam vivendo a ‘vida de concurseiro’. Com elas é possível compartilhar material e experiências de métodos de estudo.
Geralmente, antes do lançamento do edital, a concorrência para um determinado concurso está focada em estudar conteúdos que foram comuns em concursos passados.
A aprovação é consequência do tempo de dedicação do candidato. É rara a aprovação “de primeira” nos concursos, sendo que a maioria dos candidatos só consegue a aprovação meses ou talvez anos depois do começo dos estudos. Mas o retorno em satisfação e em rentabilidade trazido pela aprovação valem a pena a dedicação e o sacrifício.