Todos nós sabemos que praticar atividades físicos regulares é um dos pilares para uma vida saudável. E quando falamos em exercícios, um dos mais simples de realizar é a corrida. De fato, tudo que você precisa para começar a correr é de um bom par de tênis e ânimo. Muito além da praticidade, porém, a corrida traz diversos benefícios para a saúde. Elencamos os principais abaixo, confira:

Faz bem para o coração

Este é consenso entre os especialistas da área – e não é necessário muito tempo. Pesquisas já comprovaram que correr de cinco a dez minutos por dia em velocidades lentas derruba drasticamente o risco de morrer de doenças cardiovasculares. Em comparação com mulheres que nunca correram, por exemplo, as corredoras regulares têm metade da probabilidade de morrer de doença cardíaca.

Aumenta a disposição

Por mais que pareça um paradoxo à primeira vista, correr na realidade te deixa menos cansado a longo prazo. No começo seu corpo sentirá a fadiga natural do início de um novo exercício, mas depois que você se acostumar à atividade, você perceberá que se sente bem mais disposto e menos exausto após um dia de trabalho, por exemplo. Produtos como o Vivamil auxiliam a manter seu pique lá no alto!

Correr emagrece

Para quem tem como objetivo perder alguns quilinhos a mais, a corrida também pode ser muito benéfica. Correr regularmente queima calorias não apenas durante o período que se pratica o exercício como também depois. É o “afterburn”, um processo de queima de calorias depois do exercício que acontece por causa do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo. É importante ressaltar que este efeito ocorre mesmo em corridas mais lentas: apenas em um ritmo um pouco mais rápido do que a caminhada normal.

Diminui os riscos de câncer

A corrida pode ser um aliado contra doenças graves como o câncer. Cientistas finlandeses estudaram a saúde de um grupo de mais de 2,5 mil homens de meia idade ao longo de 17 anos e revelaram que aqueles fisicamente ativos eram menos propensos a desenvolver a doença. Mais importante que isso: quem praticava corrida, ou fazia exercício de intensidade similar, por 30 minutos diariamente apresentou uma redução de 50% no risco de morrer prematuramente de qualquer tipo de câncer.

Ajuda a manter a memória

Diversos estudo recentes já revelaram evidências indiscutíveis dos benefícios da corrida regular para evitar o declínio mental relacionado à idade, como a capacidade de alternância de tarefas, atenção seletiva e retenção de memória. Correr regularmente garante a saúde prolongada das artérias responsáveis pela irrigação de áreas do cérebro que tendem a se degenerar ao longo dos anos. Porém, não pense que as vantagens aparecer só na terceira idade. Correr na juventude ajuda a manter ativas por mais tempo as funções cerebrais que garantem a atenção, a concentração, o planejamento e a organização das ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *