Cafeína Anidra: Conheça seus benefícios!

Por Aline Alves – Nutricionista NUTRIBRANDS® CAFEINA ANIDRA A Cafeína anidra, quimicamente conhecida como metilxantina, é um estimulante em todos os níveis do Sistema Nervoso Central. Suas ações sobre o SNC ocorrem primordialmente, sobre os principais centros superiores do cérebro, decorrendo dessa atuação, um estado de alerta e de atividade mental aumentada. Pode, ainda: Estimular […]

Vivamil Brasil 11 de dezembro de 2013 Cafeína

Por Aline Alves – Nutricionista NUTRIBRANDS®

CAFEINA ANIDRA
A Cafeína anidra, quimicamente conhecida como metilxantina, é um estimulante em todos os níveis do Sistema Nervoso Central. Suas ações sobre o SNC ocorrem primordialmente, sobre os principais centros superiores do cérebro, decorrendo dessa atuação, um estado de alerta e de atividade mental aumentada. Pode, ainda: Estimular os centros respiratórios, aumentando a amplitude do movimento respiratório; favorecer a performance dos músculos e aumentar a possibilidade de estender a vigência do esforço muscular. Estudos sugerem também que a cafeína causa um aumento na disponibilidade de ácidos graxos livres para o músculo, resultando em aumento na taxa de oxidação de lipídios.

DOSE RECOMENDADA
De acordo com a Resolução RDC n. 18/2010 suplementos de cafeína para atletas devem fornecer entre 210 e 420 mg de cafeína na porção. Porém a recomendação de uso deve ser orientada por nutricionista ou médico com base nas necessidades do atleta.

QUAIS SÃO OS RISCOS DO CONSUMO EM EXCESSO
Os efeitos do consumo em excesso variam entre os indivíduos e os principais efeitos são: taquicardia, insônia, ansiedade, perda de apetite, dentre outros. Por isso, o seu uso necessita de orientação de nutricionista ou médico.

FIQUE POR DENTRO:
estimulo-em-doses

Fonte:
http://www.viafarmanet.com.br
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/05/1280896-alimentos-com-cafeina-se-multiplicam-nos-eua-e-provocam-investigacao.shtml



Assine nossa
Newsletter