22 dicas infalíveis de como estudar para concursos públicos

Ainda é tempo hábil para estudar e encarar provas de concursos públicos. O “como estudar” parece uma receita de bolo, mas é muito além do que se imagina. A competitividade e quantidade de vagas oferecidas aumenta ano a ano por vários motivos: I.) Muitas áreas e departamentos já estão na era digital. Para agilizar os […]

Tiago Zella 28 de março de 2019 Cafeína,  Estudos

Ainda é tempo hábil para estudar e encarar provas de concursos públicos. O “como estudar” parece uma receita de bolo, mas é muito além do que se imagina. A competitividade e quantidade de vagas oferecidas aumenta ano a ano por vários motivos:

I.) Muitas áreas e departamentos já estão na era digital. Para agilizar os processos administrativos fez-se necessário aderir às tecnologias, ou seja, quem trabalha com arquivos e documentos em papel agora deve dedicar tempo para fazer gestão de tarefas;

II.) Ao longo dos últimos anos as privatizações resultam na economia de encargos públicos e consequentemente impactam nas vagas que outrora eram cargos públicos;

III.) O nível de preparo dos candidatos é elevado, em especial nos concursos de âmbito federal. Isso exige maior domínio sobre os conteúdos previstos nos editais e também uma rotina diferenciada de estudos que vai desde alimentação até os cuidados com o sono.

Com base nestas três premissas preparamos 22 dicas infalíveis de como estudar para concursos públicos:

1.) A número 1 é a mais importante. Qual o seu foco? Dedique-se em estudar naquilo que terá prazer em exercer. Escolha uma área e mantenha os esforços de estudos nos conteúdos ligados ao seu futuro mundo de atuação.

Imagem: Instagram Vivamil

2.) Eleja um “espaço sagrado de estudos”. Assim você cria um ritual de estudos e sua mente assimila que ali é o lugar na qual você adquirirá conhecimentos para atingir o que precisa.

Imagem: Instagram Vivamil

3.) Crie um mural na parede do seu “cantinho de estudos”. Pode ser em cortiça, lousa, madeira, não importa. Este servirá para que você fixe nele as dicas principais sobre os assuntos de estudos, em especial tópicos e dicas dos conteúdos que não se deve esquecer.

4.) Um item indispensável para fixar no seu mural é numa folha maior e destacada o nome do SEU OBJETIVO. Fixe-o de forma chamativa para que sempre que passar ou estiver no seu “cantinho de estudos” você leia o principal motivo de estar ali em dedicação intensa.

5.) Estude por módulos. Por exemplo, se você eleger a semana da Língua Portuguesa, dedique-se inteiramente neste conteúdo. Assim será melhor assimilar uma evolução dentro dos tópicos à serem estudados.

6.) Opte pela qualidade e não por quantidade. Mais vale 2 horas de estudos direcionadas do que 4 horas estudando de forma muito ampla.

7.) Postura: está relacionada à concentração e evite uma série de lesões de coluna, ombro e quadril a longo prazo.

8.) Alimentação: sempre leve e saudável. Como líquido aposte somente na água e como comestíveis aposte em frutas e snacks integrais, ou seja, alimentos nas quais você se acostuma em consumir sem causar sensações de mal estar no estômago. A tal da “barriga cheia”, nem pensar, porque
de acordo com Agrício Nubiato Crespo, Otorrinolaringologista e membro do ambulatório dos distúrbios do sono do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), há pelo menos três fatores que contribuem para a sonolência após as refeições, todas elas ligadas à diminuição da atividade do cérebro.

9.) Tenha vida social. Momentos com amigos ou família servem de renovação do sentimento do bem estar e isso é vital para o seu estado de assimilação de conteúdo.

10.) Procure estar off-line. O contato direto com os conteúdos de estudos farão com que você se concentre melhor se tiver um foco. Se conseguir se abster do celular enquanto estuda será muito bom.

11.) Não abuse do realce. Os concurseiros procuram colorir as folhas de neon e gastar tintas e tintas de canetas. Um artigo americano sugeriu que destacar notas é uma técnica de aprendizagem ineficiente. O artigo explicou a razão por trás disso, pois destacar notas interfere na leitura da atenção. “Ele tira a atenção das pessoas para a parte que é destacada ao invés de enxergar todo conteúdo”. O artigo também sugeriu que é melhor interpretar o conteúdo como um todo e apostar na memorização por linha.

12.) Seja um leitor inteligente e não vire um robô. Pergunte-se “o que isso está tentando me provar?” Você pode até não precisar ler tudo mas obrigatoriamente deverá entender tudo o que for ler. Lembra da regra 6? Mais vale a qualidade do que a quantidade.

13.) Procure entender de imediato todos os problemas, em especial as dúvidas que surgem. Por exemplo, se estiver lendo um artigo e não souber o significado de uma palavra, pesquise imediatamente no dicionário. Se estiver resolvendo um exercício de lógica, não pare até entender.

14.) Memorização: para ser eficaz, evite repetições curtas. Escreva e leia em voz alta e sempre use uma pessoa neutra para lhe questionar. Peça também para alguma pessoa lhe ouvir enquanto explica conceitos difíceis. Isso estimulará a articular sua compreensão.

15.) Tenha horas de sono regulares. “O sono é realmente uma parte central da aprendizagem, mesmo que você não esteja estudando enquanto dorme, seu cérebro ainda está estudando. É quase como se estivesse trabalhando em seu nome” explica o professor de Psicologia da Royal Holloway University do Reino Unido.

16.) Iluminação para estudar: procure utilizam lâmpadas de LED que ofereçam claridade quase próxima da luz natural. Lembre-se que estudar num ambiente iluminado previne dores de cabeças e previne a falta de concentração e não exigirá esforços extras da sua visão.

17.) Como evitar barulhos indesejados? Se você mora em local que tenha barulho de veículos, pessoas ou máquinas, eis um problema que é fácil resolver. Estar num estado de concentração é como sintonizar uma rádio. Se você não colocar a estação certa não conseguirá ouvir com qualidade. Para acabar com os barulhos indesejados, compre um protetor auricular de espuma. Um acessório de baixíssimo custo que lhe proporcionará qualidade de estudo.

18.) Pratique atividades físicas. Seu corpo precisa estar em perfeito movimento e praticar 30 minutos de atividades físicas em casa já pode ser uma solução. Existem várias dicas de como fazer exercícios físicos em casa. Recomendamos um que é com mala de viagem. Confira 28 dicas neste vídeo.

19.) Defina um cronograma e coloque metas. Saber o que vai estudar, por quanto tempo, como e o que fará com que você cumpra um cronograma incluindo leitura, exercícios e revisões, fazendo que o a aprendizagem seja cíclica e não viciosa. Este item é indispensável.

20.) Gosta de estudar com música? Embora alguns estudos digam que ouvir música enquanto você estuda não é bom, para muitas pessoas é vital. Acalma-os, o que pode levar a um estudo produtivo. A música também pode ajudar a elevar seu humor e motivá-lo a estudar por mais tempo. Então aposte nas músicas clássicas porque são pacíficas e harmoniosas. Indicamos ouvir Mozart, Vivaldi, Chopin, Bach, que são instrumentais.

21.) O que tomar para ficar acordado por mais tempo? Refrigerante de cola, nem pensar. Energéticos em latas, nem pensar. Nada com água gaseificada nem açúcares. O famoso café é um item gostoso só de falar, mas o que você busca? Se você precisa de energia, lembre-se que as xícaras de café em pó comum que compramos nos mercados entregam no máximo 20 mg de cafeína em cada 300 ml. A quantidade ideal de cafeína para se manter alerta por até 5 horas é 200 miligramas. Para obter isso através do café, separe já um litro, ou seja, muita coisa. Se você tem problemas de estômago então, nem se fala. Para render mais nos estudos, opte pelos comprimidos de Vivamil, um energético poderoso em comprimidos importado dos Estados Unidos que já ajudou mais de 15 milhões de estudantes no Brasil. Este último tópico é pra falar de cafeína, e se o assunto é foco e concentração, deixe sua mente um fuzil e tome um Vivamil.

22.) Acredite no seu potencial, tenha positivismo constante. Se você tem uma meta estabelecida não deve parar até chegar onde precisar. Ninguém é capaz de acreditar tanto em você quanto você mesmo. Seja seu fã e quando olhar no espelho diga: MEU NOME ESTARÁ NA LISTA DOS APROVADOS DO CONCURSO.



Assine nossa
Newsletter